Se não passou por nenhuma complicação com alguma seguradora, certamente que já ouviu pessoas próximas relatarem casos de discordância relativos a peritagens e averiguações de seguradoras no que toca a acidentes rodoviários.
Neste artigo, vamos explicar-lhe de que forma pode contrapor uma decisão que considera injusta através da reconstituição virtual do acidente.
Em caso de acidente automóvel nem sempre é possível realizar um acordo amigável. Quando existem conflitos sobre a forma como o mesmo sucedeu, o mais comum é solicitar a ida da polícia ao local e, posteriormente, as seguradoras dos intervenientes tentam chegar a um acordo.
No entanto, nem sempre as decisões das seguradoras são unânimes e pode considerar que estas não correspondem à realidade dos factos, defraudando as suas expetativas e interesses.
Reconstrução Virtual do Acidente
Assim, quando o relatório apresentado não é suficientemente exemplificativo da dinâmica do sinistro, torna-se necessário recorrer à reconstituição de acidentes utilizando simuladores virtuais.
Este meio de demonstração permite uma maior perceção da evolução do evento em ambiente virtual. Recorrer à reconstituição de acidentes utilizando simuladores virtuais permite representar colisões de veículos, acidentes envolvendo peões e até mesmo expor problemas na via.
É aqui que a GP Forense entra em ação, disponibilizando serviços de análise séria, rigorosa, isenta e de base científica. Esses serviços estão assentes em:
– reconstituições e análise dos locais onde ocorreram os factos,
– reconstituição virtual de espaços e locais onde ocorreram os sinistros,
– enquadramento das variáveis ambientais e da infraestrutura rodoviária envolvente à dinâmica do sinistro,
– planimetria forense e levantamento (medição em imagens aéreas),
– infografias (representações gráficas),
– verificação/confirmação das medidas recolhidas pelas autoridades e demais entidades envolvidas no registo inicial e subsequente averiguação do sinistro,
– identificação de vestígios de marcas dos pneumáticos,
– comparação de padrões das viaturas, com vestígios recolhidos,
– análise dos elementos identificativos dos veículos recolhidos no local em laboratório.
Na GP Forense desenvolvemos um relatório independente e certificado, com a aplicação dos serviços descritos acima, para provar que tem razão e, assim, contrapor a peritagem realizada pela seguradora. Normalmente, este relatório é suficiente para chegar a um acordo e não ser necessário recorrer para um processo judicial que acarreta um custo elevado e muitas dores de cabeça.
Para mais informações ou em caso de dúvida entre em contacto com a nossa Equipa.