A fotografia forense constitui uma técnica de apoio importante para a averiguação de um evento.
Esta técnica permite o registo de evidências encontradas no local onde o evento ocorreu. Com a recolha de imagens, utilizando marcadores alfanuméricos e testemunhos métricos, será possível demonstrar com precisão e exatidão a quem não esteve no local, onde e como se encontravam os objetos.
O relatório de fotografia forense permite, pelo alto grau de fidelidade em termos de registo, compreender a dinâmica do evento e estabelecer um nexo de causalidade entre as lesões/danos e o objeto que o provocou.
Se a lente de um fotógrafo tradicional é capaz de captar detalhes invisíveis ao olhar, imaginam o poder da fotografia forense?
O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados – VANT (vulgarmente denominados por Drones), apresenta-se com grande potencial para substituir, na grande maioria das situações, as metodologias atualmente utilizadas pelas forças de segurança no registo e investigação dos acidentes de viação. Também no GP Forense, usamos o Drones para o registo e investigação de peritagens, evidenciando a simplificação de levantamento de informação de acidentes de viação, ou de outro sinistro onde se mostre vantajoso a recolha aérea de imagens.